Início SE INSPIRE 10 coisas que você deveria saber para ajudar alguém com depressão

10 coisas que você deveria saber para ajudar alguém com depressão

Como ajudar quem sofre de depressão

1727
0
boderline-depressão

Ás vezes pensamos em ajudar as pessoas com depressão mas para isso, precisamos entender elas e o mais importante é saber o que não fazer.

1. Depressão não é uma escolha.

A depressão é uma das experiências mais desamparadas e frustrantes que uma pessoa pode ter. Às vezes ela se sente triste, às vezes um vazio, e às vezes não sente absolutamente nada.

Há momentos em que a depressão pode deixar a pessoa paralisada em sua própria mente e corpo, incapaz de fazer as coisas que eles costumavam fazer ou as coisas que eles sabem que deviam estar fazendo. Depressão não é apenas um dia ruim ou um mau humor e não é algo que alguém se possa “superar facilmente”

Lembre-se que ninguém escolhe a ser deprimido.

2. Não diga coisas como “vai ficar melhor”, “você só precisa sair de casa”, “você vai ficar bem”  ou “isso é falta de Deus”.

É fácil dizer a alguém essas coisas porque você acha que está ajudando mas isso mais parece um insulto e realmente não ajuda em nada.

Essas palavras só os fazem se sentir piores. Um abraço silencioso pode fazer muito mais do que usar ditos clichês.

O que você pode dizer em vez disso:

  • Estou aqui por você.
  • Eu acredito em você.
  • Eu acredito que você é mais forte do que isso e eu acredito que você vai passar por isso.
  • O que eu posso fazer para te ajudar?
  • O que você acha que faria você se sentir melhor?

    Evite oferecer conselhos, o depressivo não precisa de conselhos tanto assim.

    Toda a população da terra pode sofrer de depressão em algum momento da vida. Ricos, pobres, homens, mulheres, jovens idosos, religiosos, ateus, … 

Mas em vez disso, deixe-os saber que você está lá para eles e pedir-lhes perguntas para ajudá-los a descobrir o que poderia fazê-los sentir-se melhor.

3. Às vezes eles se afastam antes de buscar aproximação

melancolia_ depressão

As pessoas que sofrem de depressão muitas vezes ficam frustradas com a sensação de que são um fardo para os outros.

Isso faz com que eles queiram se isolar e afastar-se das pessoas que mais precisam.

Se você conhece algum depressivo que esta se distanciando do mundo e das pessoas, não force uma aproximação. Apenas deixe ele saber que você estará por perto para dar apoio.

4. Eles podem se sentir cansados facilmente

A exaustão constante é um efeito colateral comum da depressão. Os dias  (principalmente as manhãs) podem ser uma experiência esmagadora e exaustiva. Eles podem parecer e olhar totalmente bem um momento e no momento seguinte sentir cansados e apenas pensarem em dormir e acordar depois de 3 anos , sentem sem energia para fazer coisas simples, mesmo se tiverem boas noites de sono ainda assim pensaram em passar tardes dormindo ou apenas deitados.

5. Não é sobre você.

Quando você tem uma pessoa em casa lutando contra a depressão, pode ser difícil entender o que eles estão passando e considerar não se deve considerar essa tristeza como um reflexo de seu relacionamento com eles. Se eles precisam de espaço ou se tornam distantes não se culpe e pergunte a si mesmo como você poderia fazer as coisas de forma diferente para ajuda-los.

Entenda que sua depressão pode acontecer com qualquer um.

6. Evite dar ultimatos, ou agir de maneira rude.

Dizer a alguém que você não falar com eles mais se não mudarem para melhor alguma atitude não vai magicamente cura-los de sua doença. Eles não vão se tornar repentinamente a pessoa que você quer que eles sejam apenas porque você está cansado de lidar com seus problemas.

É uma decisão pessoal se afastar de alguém mas pensar que ser duro com eles vai resolver, isso só funciona no cinema mesmo na vida real não vai resolver.

7. Eles não querem viver tão sozinhos.

sensibilidade

Muitas vezes as pessoas que vivem com depressão querem ser deixadas sozinhas. Embora existam esses momentos que eles querem ter seu espaço e sua individualidade, saiba que, isso não significa que eles querem enfrentar seus medos completamente sozinhas. As vezes é preciso convidar sem motivo algum para um café, um passeio ou até mesmo uns momentos dentro de casa mesmo assistindo tv ou conversando sobre algo agradável.

A pessoa com depressão pode não pedir isso, mas secretamente ela anseia por não ficar sempre só.

8. É bom ter uma noção do nível de depressão

Como eles realmente estão se sentindo e como eles estão lidando com sua depressão?

Existem vários níveis de depressão desde a distimia que é um estado depressivo mais leve até chegar aos niveis graves onde surgem pensamentos suicidas que são uma ocorrência comum para pessoas deprimidas e está tudo bem em perguntar diretamente como eles estão se sentindo para ter uma noção do nivel depressivo dessa pessoa.

A dor e a angustia da depressão pode ser tão grande que pensamentos suicidas nem sempre são da boca para fora. é preciso sempre acreditar neles.

9. Uma das melhores coisas a fazer.
(Faça comida para seu amigo em depressão)

Ele vai ficar mais feliz!

Separar um tempo para passar ele(a) uma ou duas vezes por semana para o exercício físico, ir ao mercado, ou sair juntos. Pergunte se você pode cozinhar e jantar com eles e planejar uma pequena reunião de amigos.

macarrão_ prato de facil preparo

Uma das partes mais difíceis da depressão é sentir-se muito exausto para cozinhar e ter refeições saudáveis, para quem realmente quer ajudar um depressivo, cozinhar para ele(a) é uma ótima ideia. E se possível deixar comida saudável congelada para que ele tenha pouco esforço nos dias posteriores e possa se alimentar bem novamente.

10. Só porque alguém está deprimido não significa que eles são fracos.

Em seu livro (Against Happiness: In Praise of Melancholy), o autor Eric G. Wilson explora as profundezas da tristeza e como experimentamos a angústia emocional algumas vezes na vida pode nos tornar pessoas mais empáticas e criativas no futuro. Embora ele explique a diferença entre depressão e melancolia ele rejeita a ideia de felicidade total do ser humano inflada na nossa cultura, em vez disso explica que todos temos momentos de melancolia e depressão e nós podemos colher benefícios dos momentos mais escuros na vida.

Do mesmo modo outro psiquiatra e filósofo Dr. Neel Burton, que tem dado palestras pelo mundo explica como algumas das pessoas mais influentes e importantes na história têm experimentado depressão e buscado aprender com essas horas ruins da vida. Podemos tirar coisas boas da depressão.

O sofrimento humano é um indicador da necessidade de lidar com problemas importantes da vida e não uma doença mental.

É importante lembrar depressão não é algo que deve ser considerado vergonhoso e não faz alguém fraco ou inadequado.

Fontes:

Farrar, Straus and Giroux, 22 de jan de 2008176 páginas
John Wiley & Sons, 19 de jan de 2010240 páginas
Compartilhe isso...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.