Entenda porque com a idade os cuidados com o coração mudam.
O nosso ritmo cardíaco em repouso (FCR) serve como bom indicador de como estão nossos cuidados com o coração. Segundo os profissionais da área da saúde a média de 62 a 68 bpm é muito boa. Porém abaixo de 55 é melhor ainda, e acima de 80 em períodos de repouso é arriscada.
Controle seu ritmo cardíaco.
Por isso manter controle do seu ritmo cardíaco é essencial: Estudos recentes apontam que se a FCR estiver alta, o risco de sofrer um infarto aumenta em mais de 70%. Porém de nada adianta manter uma boa frequência cardíaco levando uma vida sedentária.
Siga estas dicas para deixar o seu coração firme e forte a vida inteira.
Dos 18 aos 25 anos- Cade o sono?

Festas a noite, noites em claro estudando ou problemas de insônia. Seja quais forem as razões passar noites em claro acordado com bastante frequência e ruim não apenas para o cérebro que não descansa, porém ruins para o bem estar do coração. A privação de sono, além de desregular uma série de hormônios importantes, prepara o organismo para se defender de agressões externa, sobrecarregando órgãos internos. O médico do hospital do coração Daniel Magnori, especialista em cuidados com o coração explica que esse trabalho extremo leva o coração a uma enorme fadiga.
Lógico que empreendedores, estudantes ou mães de filhos pequenos tem razões de sobra para passar noites em claro, porém sempre que possível, durma e isso acalmará seu ritmo cardíaco!
Dos 26 aos 34 anos- Vá mais rápido

Ande mais rápido e consiga um coração mais saudável.
Nessa idade a produção hormonal em homens e mulheres esta em seu pico. E as fibras musculares estão densas.
Exercícios aeróbicos 3 vezes por semana, ajudam a abaixar a média de batimentos em até 10%, além de liberar a serotonina que nos traz a sensação de bem estar.
Ou seja, suar a camisa faz bem ao coração e ao cérebro.
” Depois dos 30 anos o músculo mais importante do seu corpo é seu coração “
Dos 35 aos 45 anos- No pain, no Gain

É comum nesta idade perdemos 10% da densidade muscular, além de nosso corpo começar a mudar, um pouco menos de disposição, um pouco mais de cansaço e muito mais sabedoria, e é por essa razão que agora é a hora de cuidar da saúde com bastante consciência. Mantendo a massa muscular e dando com os ombros para a idade.
Agora a prática de exercitar-se com o próprio peso é excelente. Musculação, yoga, crossfit e esportes de resistência podem ser excelentes aliados na hora de ter esses cuidados com o coração.
45 anos em diante- Sempre em frente

Segundo uma famosa lei de newton, aquilo que esta parado continuará parado, já aquilo que se move, continuará a se mover.
Com os nossos corpos predomina também uma variação desta lei. Porém devemos usar um termo mais humano. Atrofia e hipertrofia.
A atrofia ocorre quando um músculo não é usado e acaba por encolher, já a hipertrofia ocorre quando usamos um músculo e ele tende a se desenvolver em tônus e tamanho.
É de extrema importância que nunca, nunca, nunca mesmo se parem de movimentar seus músculos. e não falo apenas dos músculos de membros superior e inferior, falo também do cérebro.
Que sejam feitas caminhadas, exercícios em grupo, ao ar livre ou academia, mas sempre movimentar o corpo de algum jeito, eis o grande segredo, para manter a boa saúde do corpo inteiro. E não passarás a se preocupar com ritmo cardíaco acelerado ou dores suspeitas.