O que é glúten?
Para quem não sabe na verdade sobre o glúten é que ele é uma proteína presente na aveia, no trigo, no malte e no centeio e seus derivados, pães, massas, e em bebidas como cerveja e uísque.
O grande problema é que o glúten é o grande protagonista da doença celíaca a Universidade federal de São Paulo, aponta que há 1 pessoa com o problema a cada 214 habitantes no Brasil), já a universidade de Maryland diz que existem nos EUA 1 a cada 133 habitantes.
Para essas pessoas, o simples fato de ingerir pequenas quantidades destes alimentos, pode causar, desconforto abdominal, diarreia, fadiga, anemia e problemas no intestino delgado.
O que os especialistas dizem?
Evitar ou Não?
A pesquisadora do centro de doenças Celíacas de Chicago, diz que o glúten é prejudicial em excesso mesmo para quem não possuo o problema. Pois ela diz que cerca de 80% da população possui o gene para doença celíaca, então a intolerância pode se manifestar ao longo da vida.
Porém não existem pesquisas o suficientes provando e comprovando os benefícios da exclusão total do glúten da dieta, segundo outra autora americana do livro (The glúten free) Trícia Thompson. O ideal é apenas moderar nas quantidades, já que o glúten é apenas uma fração proteica de alguns cerais que fornecem fibras e vitaminas do complexo B.
E os atletas?
Para aquelas pessoas com altos gastos calóricos e elevadas necessidades de vitaminas, proteínas e gorduras boas. Não há problema em evitar o glúten, pois hoje em dia há uma série de alimentos livres de glúten que podem substituir o tradicional, Pão francês, macarronada tradicional e até mesmo as proteínas em pó que os atletas tanto consomem.
Eles devem investir numa dieta rica em carnes, peixes, frango, frutas e verduras.
Na horta se encontra tudo, desde uma eficiente farmácia até mesmo uma fonte de todos os nutrientes tão boa ou melhor do que o supermercado.
Cortar o glúten emagrece?
Na verdade cortar o glúten não emagrece, o que ocorre é que para evitar o glúten você precisará se manter longe de alimentos calóricos como a macarronada do fim de semana, os pães franceses pela manhã, pizza, cerveja, hambúrguer. Ou seja você se manterá longe dos fast foods e dos alimentos rápidos que temos no dia-dia. que sim são muitas vezes hipercalóricos.
O alerta da pesquisadora
Tricia thompson, alerta que em muitos alimentos livres de Glúten, as industrias substituem os grãos por outros que não contem glúten, porém muitas pessoas acabam tendo a ilúsão de que devido ao alimento não conter glúten ele é diet ou light. Na verdade o fato de ser um glúten-free. não significa que o número de calorias é menor. Portanto o Glúten free, não é o segredo para perder peso.
Grãos livres de Glúten
Trigo sarraceno ou mourisco

Esse trigo é rico em flavonoides e quercetina que são antioxidantes, possui proteínas de alto valor biológico e todos os aminoácidos essenciais. Além de possuir magnésio, Mineral responsável por mais de 300 funções em nosso corpo.
Quinoa

Era usado como fonte de energia pelo Incas, com 9 aminoácidos essenciais, Tem baixo índice glicêmico o que evita picos de insulina no sangue e previne diabetes. Além disso é rico em triptofano substancia que causa bem estar.
Amaranto

Tem o tamanho de uma semente de papoula, tem mais proteína que o trigo e o dobro do arroz branco, contém rutina que faz bem ao coração. O amaranto também reduz o colesterol.
REFERÊNCIAS
A Mentira do glúten Levinovitz,Alan editora Citadel
The Gluten-Free Nutrition Guide, thompson,Tricia